Histórico Futebol Melhor

De hora em hora desde 29/05/2013.

Blog HMF

Fique por dentro das principais notícias e opiniões sobre sócios torcedores.

Enfim, surge o programa de fidelidade do Nação Rubro-Negra

Por Gustavo Manso 05/12/2015 11:12h

Após quase um ano de espera, enfim, o Nação Rubro-Negra, programa sócio torcedor do Flamengo, lança seu programa de fidelidade. Aquele que o torcedor ganha pontos por consumir produtos/serviços do clube e troca por experiências, produtos e outros benefícios.

Sócio torcedor do Flamengo, Nação Rubro-Negra, lança programa de fidelidade

Na minha visão, é um dos 3 pilares para alcançar sucesso nessa modalidade de sócio. Os outros 2 são: time forte (inclui temporada de contratações, passando por formação do time, até conquistas importantes.) e rede de parceiros que ofereça descontos reais a produtos/serviços essenciais e de utilidade constante.

Claro que há outros pontos importantes, como descontos em ingressos (principalmente os que oferecem season ticket com grandes descontos), direito a voto, entre outros.

No caso do Nação Rubro-Negra, estão engatinhando nesses pilares, apesar de a torcida fazer sua parte, tornando o programa como um dos mais rentáveis do Brasil.

Podemos considerar o programa de fidelidade do Rubro-Negro um embrião, mas pelo menos saiu do papel. Vamos aos pontos:

COMO CONQUISTAR PONTOS: Atualização do cartão de crédito (atualizando os dados do seu cartão você ganha 2 vezes a sua mensalidade em pontos), upgrade de plano (mude seu plano para um mais alto e ganhe 3 vezes a mensalidade do plano em pontos) e renovação de plano (quando você renova o seu plano no Nação também ganha pontos! A cada renovação, ganhe 2 vezes a sua mensalidade em pontos).

TROCA DE PONTOS POR: FlaExperience (o sócio ganha um ingresso para ir ao FlaExperience - 100 pontos).

Como vimos, ainda são poucas as alternativas para o sócio torcedor, e pior: a única troca possível até o momento depende do sócio torcedor estar no Rio de Janeiro. Nunca é demais dizer: o Flamengo é um clube nacional, o mais nacional do Brasil.

Como sugestão para qualquer grande clube, deixo minha ~listinha~:

COMO CONQUISTAR PONTOS: Consumindo produtos oficiais e licenciados; consumindo serviços oferecidos pelo clube; participando de programas de incentivo (no caso do Flamengo: Anjo da Guarda Rubro-Negro); assistindo aos jogos por TV aberta, TV fechada e PPV; assistindo aos jogos in loco; adquirindo pacotes de ingressos; indo a jogos com pouco apelo também; prestigiando os esportes olímpicos; interagindo nas redes sociais, etc.

TROCA DE PONTOS POR: Produtos oficiais e licenciados; serviços oferecidos pelo clube; conhecer os bastidores do futebol; workshops com ídolos do passado e atuais; ações de marketing com participação do sócio torcedor; fazer um ranking de pontos e divulgar no site e redes sociais; etc.

Você pode se perguntar: como identificar tudo isso? É fácil, precisa de dedicação, competência e trabalho. Tudo é possível, mas claro, o clube precisa analisar se é viável e 'lucrativo'. Aqui de fora parece ser...

Acompanhe aqui a evolução do Torcedômetro.