Histórico Futebol Melhor

De hora em hora desde 29/05/2013.

Blog HMF

Fique por dentro das principais notícias e opiniões sobre sócios torcedores.

Campeões nacionais 2015

Por Gustavo Manso 05/12/2015 11:03h

Os campeões nacionais de 2015 são os rivais Corinthians e Palmeiras, que também disputam uma competição a parte: a de sócio torcedor. Em 2015 os dois conseguiram 43% de todas as adesões dos 66 clubes que participam do Movimento Por Um Futebol Melhor. Foram 133.949 novas adesões da dupla.

O líder de novas adesões no ano é o campeão brasileiro, Corinthians, atualmente com 71.493 sócios torcedores, e com 136.532 no total, ocupando a 2ª posição no Torcedômetro.

O Palmeiras, campeão da Copa do Brasil, é o 2º em 2015 com 62.456 novas adesões e o 3º no Torcedômetro com 126.903 sócios torcedores.

O Internacional segue na liderança geral, porém vê a dupla paulista ameaçar sua hegemonia que já dura alguns anos.

Para fazer uma análise mais profunda precisamos da evolução mês a mês de cada clube durante o ano. Começaremos pelo Corinthians:

Evolução Corinthians Sócio Torcedor 2015

Podemos perceber que em junho, mês seguinte ao da eliminação na Copa Libertadores, o Corinthians teve uma queda significativa: -3.674 sócios torcedores. Após isso o clube conseguiu recuperar, muito por conta da boa campanha no Campeonato Brasileiro. Nem mesmo o lançamento dos novos planos, em maio, foi suficiente para perceber aumento significativo. No final do ano é comum que todos os clubes consigam menos adesões, muito pelo fato da temporada estar acabando. O que demonstra grande dependência, não só de resultados em campo, mas que o time entre em campo.

Vamos analisar o Palmeiras agora:

Evolução Corinthians Sócio Torcedor 2015

O Palmeiras começou o ano avassalador, devido ao grande número de jogadores contratatos pelo garoto propaganda do sócio torcedor / diretor de futebol, Alexandre 'Mitos', liderou o ranking anual em grande parte do tempo. Após alguma instabilidade, o ritmo diminuiu, até chegar os últimos meses onde perdeu alguns associados.

Além disso, a dupla tem recordes acumulados no ano: Corinthians conseguiu em 2015 a melhor marca anual desde a criação do Movimento Por Um Futebol Melhor e o Palmeiras a segunda melhor. O Palmeiras tem ainda a melhor marca mensal de todo o Movimento Por Um Futebol Melhor, que foi em janeiro de 2015, e o Corinthians a quinta melhor. Confira aqui todos os recordes.