Histórico Futebol Melhor

De hora em hora desde 29/05/2013.

Blog HMF

Fique por dentro das principais notícias e opiniões sobre sócios torcedores.

Boa campanha e craque não garantem Sócio Torcedor sem estádio

Por Luiz Filipe 06/09/2016 09:37h

É comum ligarmos crescimento de sócios torcedores a boas campanhas em campeonatos e contratação de bons jogadores. Mas isso não resolve sozinho.

O Flamengo está brigando pelo título do Campeonato Brasileiro, e acabou de contratar o Diego (possivelmente maior contratação dos últimos tempos). Mas nem assim decola no Sócio Torcedor.

Quando o Flamengo contratou o Guerrero, estava lá no fim da tabela, em 18º lugar. A empolgação inicial da torcida fez com que o clube ganhasse 498 novos Sócios Torcedores, nos três primeiros dias.

Quando o Diego chegou, o Flamengo (em sexto lugar) conseguiu 770 STs nos mesmos três dias.

Mas quando olhamos mais à frente (49 dias depois de cada contratação) vemos que mesmo que o Flamengo esteja em ótima fase, com destaque pro novo contratado, os números são bem inferiores.

49 dias depois da chegada do Guerrero o Flamengo (na 15ª posição) tinha 11.224 novos Sócios Torcedores. 49 dias depois da chegada do Diego (em 2º no campeonato), o Flamengo fez um saldo de 983 STs.

Mesmo brigando pelo título, e com um elenco muito melhor, o clube não consegue repetir o ótimo desempenho que teve nas semanas seguintes à chegada do peruano. A empolgação com a contratação passou rápido. O principal atrativo do ST do Flamengo se mostra ser o desconto em ingressos. Ainda mais por ser um programa com preço maior que alguns dos mais simples de outros times.

O que mostra que mesmo que tudo esteja à favor, o programa de Sócio Torcedor é absolutamente dependente de um estádio. Como o Flamengo não joga no Rio, nem sabe onde serão as próximas partidas, não consegue uma grande quantidade de Sócios nem no Rio, nem em Cariacica, ou Brasília (cidades onde o Flamengo mais tem jogado).

Algumas ações que visam minimizar essa dependência de estádio são programa de pontos e conteúdo exclusivo. Mas parece que com o atual valor das mensalidades de ST do Flamengo, ainda não são benefícios suficientes. Outros clubes apostam em mensalidades bem baratas, mas é preciso avaliar se há canibalização dos planos mais altos com isso.